O ex-presidente Lula e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, conversam no dia em que o acervo foi reaberto, em São Bernardo do Campo
O acervo pessoal do ex-presidente Lula é organizado e cuidado pela equipe do Instituto. Ele é composto por presentes, lembranças e recordações recebidos nestes primeiros quatro anos de Instituto Lula, como também por todos aqueles que vieram de Brasília, ofertados ao então presidente ao longo de oito anos. São milhares de cartas, livros, CDs, fitas, quadros, gravuras, fotografias, álbuns, DVDs, presentes de altas autoridades, instituições, empresas e populares, assim como prêmios, condecorações e títulos que Lula recebeu e continua recebendo em suas viagens e encontros com setores da sociedade brasileira. Esse material está catalogado, embalado e armazenado.
A atividade de preservação do Acervo Lula vem sendo desenvolvida pelo Instituto Lula com a preocupação de tornar todo esse legado disponível democraticamente ao povo brasileiro neste ambiente virtual.
A catalogação específica dos itens documentais que compõem o acervo presidencial foi realizada pelos profissionais do Departamento de Documentação Histórica da Presidência da República (DDH). Mantivemos essa estrutura de sistematização dos itens conforme os arquivos originariamente entregues pelo DDH, classificados como:
- Bibliográfico: constituído por mais de 9 mil livros, revistas e folhetos.
- Objeto Museológico (Tridimensional): composto por 9.039 objetos, como esculturas, medalhas, camisetas, bonés, quadros, honrarias, entre outros. Desses objetos, 132 foram classificados como joias e obras de arte pela perícia técnico-científica da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Paraná. As fotos e catalogação completa desses itens encontram-se aqui na nesta base de dados para consulta.
- Audiovisual: composto DVD (Digital Video Disc), DVD-Rom, álbum fotográfico, foto avulsa, totalizando mais de 12 mil itens.
- Textual: composto por itens impressos, como relatórios, notas técnicas, textos avulsos, dossiês, panfletos, totalizando mais de 15 mil itens.
- Correspondência: composto por cartas, telegrama, cartão de cumprimento e convite recebidos, com cerca de 400 mil itens.
De acordo com a lei 8.394/91, todo acervo presidencial privado deve ser preservado pelos ex-presidentes e integram o patrimônio cultural brasileiro. São declarados de interesse público e sujeitos e restrições de venda e alienação sem manifestação expressa da União.
A finalidade da lei está em preservar o patrimônio histórico do Brasil acumulado durante da Presidência da República. Acesse aqui a lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8394.htm